quinta-feira, 13 de agosto de 2015

A REGIÃO NORDESTE

A região Nordeste do Brasil é formada por nove estados e é bastante conhecida por suas belezas naturais.

A Região Nordeste do território brasileiro é composta por nove estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Sua extensão territorial é de 1.554.257,0 quilômetros quadrados, sendo o terceiro maior complexo regional do Brasil, ocupando 18,2% da área do país. O território nordestino limita-se com as regiões Norte (a oeste), Centro-Oeste (a sudoeste), Sudoeste (ao sul), além de ser banhado pelo oceano Atlântico (ao norte e leste).

Conforme dados do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população nordestina totaliza 53.081.950 habitantes, abrigando cerca de 28% da população residente no Brasil. A densidade demográfica é de 34,1 habitantes por quilômetro quadrado; o crescimento demográfico é de 1,3% ao ano. A população urbana é maioria – 73%. O estado da Bahia é o mais populoso (14.016.906 habitantes); Sergipe possui a menor concentração populacional da Região (2.068.017 habitantes).

O Nordeste apresenta características físicas e socioeconômicas que variam de acordo com a região, fato que criou as sub-regiões do Nordeste: Meio-Norte, Zona da Mata, Agreste e Sertão. (Veja mais em: As Sub-Regiões do Nordeste).

A economia nordestina está em constante processo de desenvolvimento. A Região vem recebendo várias indústrias, um dos motivos é a concessão de benefícios fiscais pelos governos estaduais (isenção de impostos, doação de terrenos, etc.), além de mão de obra mais barata; um dos exemplos foi a instalação da Ford, na Bahia, e diversas empresas têxteis, no Ceará.

Outro elemento essencial para a economia do Nordeste é a exploração de petróleo: a região é a segunda produtora de petróleo do país e a maior na extração de petróleo em terra. Possui também um dos principais polos petroquímicos do Brasil – Camaçari, na Bahia.

A agricultura e a pecuária são extremamente prejudicadas com a irregularidade das chuvas. Destacam-se nesse setor a criação de cabras, em razão da fácil adaptação do animal ao clima. A cana-de-açúcar é o produto agrícola que se destaca, mas as lavouras irrigadas de frutas tropicais vêm crescendo em importância na produção nacional. O Nordeste apresenta significativa criação comercial de camarão, concentra 97% da produção nacional desse crustáceo.

O turismo é de fundamental importância na economia. O grande número de cidades litorâneas com belas praias atrai milhões de turistas anualmente. Conforme dados do Instituto Brasileiro do Turismo de 2009, capitais nordestinas como Salvador (BA), Fortaleza (CE), Recife (PE) e Natal (RN) estão entre as cidades brasileiras que mais recebem turistas estrangeiros.
A participação do Nordeste para o Produto Interno Bruto (PIB) nacional é de 13,1%.

A região apresenta vários problemas de ordem socioeconômica. Os estados nordestinos ocupam as últimas colocações no ranking nacional de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A taxa de mortalidade infantil é a maior do país – 33,2 óbitos a cada mil nascidos vivos. Cerca de 55% das residências não possuem saneamento ambiental. A expectativa de vida do nordestino é a menor do Brasil (70 anos). No entanto, o Nordeste tem apresentado melhoras significativas nos aspectos sociais. A desnutrição infantil, por exemplo, sofreu redução de 67% num período de 10 anos (1996 – 2006), conforme dados divulgados pelo Ministério da Saúde.

A região Nordeste apresenta uma grande diversidade cultural (Veja mais em Aspectos Culturais da Região Nordeste) com elementos indígenas, dos escravos africanos, dos imigrantes europeus. É um dos complexos regionais mais ricos em manifestações culturais.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Essas informações foram retiradas do Site "Brasil Escola": http://www.brasilescola.com/brasil/a-regiao-nordeste.htm

PRAÇA THOMAZ BARBOSA VAI GANHAR NOVO VISUAL


INVESTIMENTOS SERÃO DA ORDEM DE R$ 568.750,00

O Prefeito de Canindé Celso Crisóstomo assinou ordem de serviço para reforma da Praça Thomaz Barbosa, principal corredor religioso com acesso ao maior Santuário Franciscano das Américas. A obra vai custar R$ 568. 750,00 e terá prazo de entrega para setembro. A Empresa MF Engenharia é a responsável pelos serviços do projeto.

A praça foi concluída em 1957 e inaugurada em 1958, pelo então prefeito “DR. ARAMIS PAIVA”, que governou a cidade de 25 de março de 1959 a 24 de março de 1963, a Praça Thomaz Barbosa estar prestes a se tornar o mais belo “CARTÃO POSTAL” público de Canindé.

Ganhará um novo visual no Governo do Prefeito “CELSO CRISÓSTOMO”, depois de 23 anos de muitas controvérsias. Bancos modernos, cores em vermelho e marrom no piso, coreto, fonte luminosa, espaço cultural e homenagens aos Franciscanos, Índio, Vaqueiro com imagens catalogadas, fazem parte do embelezamento.

De acordo com o historiador “TONICO MARREIRO”, obra foi idéia do grande empreendedor, César Campos de ampla visão futurista e desbravador do Município.

Serviu para dar emprego ao povo de Canindé que na época sofria com os efeitos da grande seca. Foi um empreendimento totalmente particular e leva o nome de “THOMAZ BARBOSA”, prefeito de Canindé pela primeira vez de 1º de novembro de 1934 a 08 de junho de 1935, numa justa homenagem. Seu segundo mandato ocorreu de 06 de janeiro de 1947 a 15 de janeiro de 1949. THOMAZ era sogro de César Campos, que casou com Júlia Barbosa.

No local da Praça existia apenas o velho “CACIMBÃO”, que ainda hoje serve ao povo de Canindé e um amplo espaço para uma feira de negócios de bovinos, que era realizada sempre as sextas-feiras. Eram feitos os mais diversos tipos de negócios.

Na Festa de São Francisco ficava ocupado por barraqueiros, que montavam estrutura de madeira e palha para venda de bebidas e comidas. Uma espécie de Bar e Restaurante ao ar livre.

O famoso Parque de Diversão, com as Rodas Gigantes da dupla “ZORÓ BABEL E JOÃO COSTA”, movidas pelo braço humano e, que eram atração para quem chegava para pedir graças a São Francisco ou visitar a região, também faziam parte do cenário.

Em 1950, a primeira tragédia. Todas as barracas instaladas no espaço foram destruídas pelas chamas de um incêndio de grandes proporções, causando enorme prejuízo para os comerciantes.

Passados 62 anos do primeiro prejuízo, no dia 18 de novembro de 2012, outro incêndio gerou destruição na área. Foram 149 bancas de vendas de artigos religiosos que foram consumidas pelo fogo. As perdas financeiras ultrapassaram a casa de um milhão de reais.

No dia 29 de julho de 1996 ganhou uma Reforma feita pelo então Prefeito José Hugo Monteiro que administrou Canindé de 1º de janeiro de 1993 a 31 de dezembro de 1996, no “GOVERNO COMUNITÁRIO” e projetou o Canindé para várias décadas.

Os Camelôs ganharam pontos na Galeria “FREI LUCAS DOLLE”, construída com uma única finalidade abrigar quem trabalhava no meio da rua. Mas passados os tempos, retornaram para a “PRAÇA THOMAZ BARBOSA”. Ficaram até o dia 25 de maio de 2015 quando parte foi levada para a “PRAÇA CRUZ SALDANHA”, conhecida por “PRAÇA AZUL”.

Depois de 23 anos, será transformada em um logradouro público da mais alta importância para o lazer da população e dos visitantes. Corredor religioso agradável e belo com vista privilegiada para a Basílica de São Francisco das Chagas.

Fonte: Prefeitura de Canindé - Você faz parte

Essas informações foram retiradas do Blog "Portal C4 Notícias" :http://www.c4noticias.com.br/2015/06/praca-thomaz-barbosa-vai-ganhar-novo.html

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Embrapa no Ceará

A Embrapa possui 46 Unidades Descentralizadas e 16 escritórios de Norte a Sul do país. Localize no mapa e conheça melhor nossa rede.


    Embrapa Agroindústria Tropical 
    Endereço: Rua Doutora Sara Mesquita, 2270 - Pici, Fortaleza - CE, 60511-110
    Telefone:(85) 3391-7100
    Mais detalhesEmbrapa Fortaleza

    Embrapa Caprinos e Ovinos 
    Endereço: Fazenda Três Lagoas - Estr. Sobral, Km 4 - Jordao, Sobral - CE, 62010-970
    Telefone:(88) 3112-7400
      Mais detalhes: Embrapa Sobral

      Essas informações foram retiradas do Site "Embrapa": https://www.embrapa.br/embrapa-no-brasil

      CANINDÉ CRIA EXPERIÊNCIA EM HORTA DE PNEUS NA PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS.

      Imagine cultivar uma horta que poderá gerar frutos para seus tataranetos. A ideia é do SEBRAE em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Canindé, onde foram criadas hortas mistas feitas de pneus, de maneira ecologicamente correta.


      “Baseados em um dos nossos maiores objetivos, que é o fomento ao empreendedorismo, criamos dois objetivos específicos para este projeto, que tem como base o manejo da avicultura caipira e a produção de hortas mistas ecológicas dentro dos quintais produtivos: o primeiro é a garantia de uma alimentação saudável para as famílias participantes e o segundo, fortalecer a economia das comunidades através da venda do excedente”, explica a técnica do SEBRAE responsável pela ação, Cláudia Jane Gomes.

      Os técnicos relatam que pneus demoram mais de 500 anos para sua decomposição na natureza e os mesmos podem ser reutilizados para servir de suporte no cultivo de hortas em pequenos espaços.

      “É uma oportunidade das pessoas cultivarem proteínas, vitaminas, sais minerais e fibras em casa". Desde que tiveram a ideia, em 2014, os responsáveis pelo projeto já capacitaram alunos do curso de agropecuária da Escola de Ensino Profissionalizante Capelão Frei Orlando em Canindé, agricultores familiares, donas de casa, e trabalhadores que se encontravam desempregados.

      Além de prático e econômico em relação à água (Convivência com o Semiárido), custa pouco. Os pneus podem ser encontrados de graça. Neles podem ser plantados hortaliças folhosas, flores, frutos e plantas condimentares.

      O produtor deve montar a horta em locais bem arejados e iluminados. A irrigação deve ser feita todos os dias e a planta precisa receber cinco horas diárias de sol.

      É um projeto piloto que está sendo desenvolvido nos Sertões de Canindé, na preservação do meio ambiente, e incentiva o plantio de verduras. Porém, ao invés de utilizar um espaço de terra para o cultivo, a horta reutiliza pneus velhos, que antes eram expostos ao tempo, gerando prejuízos para natureza.

      Já foram plantadas sementes de tomate, pimentão, cebolinha, coentro e cheiro verde. Por cada pneu, se gasta apenas dois litros de água numa economia importante na produção do Semiárido, que enfrenta cinco anos de seca, a velha inimiga do sertanejo.

      Além de gerar alimentos, a horta contribui para outros fatores importantes. “Outro grande ganho deste programa é a reciclagem, retirando do meio ambiente os pneus velhos e reduzindo o habitat natural de reprodução de alguns insetos vetores de doenças”, explica Éden Rocha, consultor técnico do SEBRAE.


      Ainda segundo o consultor, os pneus utilizados na horta são doados e colocados em espaços preparados para plantio. Ele explicou para a Reportagem do C4 NOTÍCIAS que o local onde os pneus ficam armazenados não é coberto, para receber a luz solar e facilitar o crescimento das hortaliças. O projeto contribui para evitar danos ao meio ambiente. “A nossa intenção é reduzir os problemas causados pela falta de destinação correta aos pneus de Canindé”, afirma.

      Éden deu uma dica para as pessoas que desejam ter uma horta em casa, mesmo que não tenham espaço.

      Seguindo os métodos do projeto, basta acompanhar os seguintes passos: pegar um pneu velho, revestir com um plástico na parte de baixo – para que a terra não saia – e realizar o plantio.

      Por ano mais de 40 milhões de pneus velhos são descartados em rios, aterros sanitários, bueiros, comprometendo o meio ambiente, entupindo bueiros e causando enchentes, numa ação criminosa e impensada.

      Faça um movimento na sua cidade, família, entre amigos e ajude a salvar nosso planeta. Ensine seus filhos e netos que o futuro do planeta depende da conscientização deles.

      Um simples ato civilizado ajuda a mudar o rumo da história. Pneus jogados, que podem virar criadouros do mosquito da dengue (Aedes Aegypti), poluindo a natureza podem virar lindas hortas e jardins para decorar sua casa.

      “É nosso dever preservar o meio ambiente. Reutilizar pneus velhos como horta doméstica é uma excelente ideia, de custo baixo, que vai ajudar a salvar nosso planeta e fazer com que tenhamos uma alimentação saudável, incentivando o cultivo de hortaliças, legumes, ervas, frutas e flores”, salienta o Prefeito da cidade PAULO JUSTA.

      “Sabemos que para termos uma alimentação balanceada, saudável e que ajude a manter a boa forma, livre de doenças e com muita energia, devemos abusar das verduras, hortaliças e frutas”, comemora o gestor.

      “Cuide de você e de sua família. Economize, faça uma terapia cuidando da sua horta caseira feita com pneus usados. É só benefício que você terá. Ensine seus filhos e netos a preservar nosso planeta. O futuro agradecerá”, disse.

      A horta utiliza para as plantas, pneus inservíveis da frota do Município, e o esterco usado vem de criadores de ovinos, caprinos e bovinos e é feito através da reutilização de resíduos orgânicos gerados no dia-a-dia.

      Desta maneira o projeto estará sempre em constante progresso, pois o grande objetivo é a manutenção da horta e a colheita que será partilhada entre os próprios funcionários.

      Segundo o ambientalista e Secretário de Agricultura e Recursos Hídricos de Canindé Airton Maciel, a temática Meio Ambiente se destaca no âmbito da sociedade, sendo esta, sem ter um ambiente saudável e ecologicamente equilibrado, fica difícil a sua relação de sobrevivência no meio em que vivem. “No entanto, para a verdadeira efetivação de hábitos que contribuam para isto é necessário que haja uma mobilização social no sentido de enfatizar a importância de manter um ambiente limpo e equilibrado propício à habitação da população e por ser seu direito, além de outras formas de convivência em sociedade, principalmente em áreas públicas parques, praças, igrejas, centros, projetos educativos”, explica o Secretário.

      Para a nutricionista Mara Anne, “o projeto tem uma finalidade, fortíssima em esclarecer e sensibilizar as pessoas sobre a importância da preservação do meio ambiente, e de como construir uma horta utilizando-se de materiais prejudiciais e de resíduos orgânicos gerados pela própria natureza”.

      Luis Carlos produtor no Assentamento MONTE OREBE, diz que a iniciativa tem gerado bons frutos. “Antes eu não tinha noção do que era preservar a natureza, agora tenho outra visão. Os produtos cultivados são orgânicos e saudáveis”, elogia.

      Maria de Fátima é outra que aposta no processo de qualidade de vida: “tenho minha horta na área de minha casa e o que sinto hoje é orgulho de fazer parte de um programa voltado para o bem estar”, finalizou.

      Essas informações foram retiradas do Blog "Portal C4 Notícias" :http://www.c4noticias.com.br/2015/08/caninde-cria-experiencia-em-horta-de.html